• EDUCAÇÃO •

Ana Paula Rocha

Ana Paula Rocha   |   Dificuldade de Aprendizagem   |   01/02/2018

Dificuldades Escolares para Prestar Atenção

O ano letivo começou! Para a maior parte das crianças é momento de alegria e comemoração. Porém, para outras, estudar ou ir para a escola pode não ser tão divertido assim. Alguns sinais podem indicar que algo não está muito bem, como:

 

  • Notas baixas em todas as matérias: Se a criança é um bom aluno e de repente começa a apresentar queda no desempenho escolar em todas as matérias, é preciso ficar atento. É preciso avaliar se há problemas em casa, como divórcio, chegada de um irmão, morte de um parente, etc. Conversar sobre um possível bullying ou conflito escolar também é importante.

 

  • Notas baixas em matérias específicas: A criança é ótima em português, mas tem um desempenho baixo em matérias que envolva cálculos ou vice-versa. Cada dificuldade pode ser um sinal dos diferentes tipos de Transtornos de Aprendizagem, como a discalculia ou dislexia.

 

  • Desatenção: A atenção é uma habilidade que se desenvolve com o tempo. Porém, se há reclamações da escola em relação a isso é bom averiguar, principalmente se a criança dorme bem, não é ansiosa ou estressada. A falta de atenção é um dos comportamentos relacionados ao alguns Transtornos de Aprendizagem, por isso se faz importante redobrar os cuidados.

 

  • Choro excessivo: Muitas vezes o choro é confundido com charme ou birra, porém quando excessivo deve ser observado pelos pais, pois o choro pode indicar que a criança está passando por problemas com colegas, professores ou até mesmo com a família.

 

  • Dificuldades no relacionamento: Crianças brigam e fazem as pazes no mesmo dia e é importante deixar que resolvam suas questões sozinhas. Mas, se a criança não consegue fazer e manter amizades, os pais devem procurar ajuda especializada. A dificuldade de interação social pode ser simplesmente timidez, como também indicar algum transtorno do desenvolvimento.

 

  • Preguiça de estudar: Se não há nenhuma explicação orgânica, a preguiça de estudar pode estar relacionada à falta de atribuições de responsabilidade em outros setores da vida da criança. Atualmente, muitos pais não têm o costume de ensinar as crianças a terem tarefas e responsabilidades, como ajudar a guardar os brinquedos ou alimentar o bichinho de estimação, por exemplo. Mas, como não aprenderam esses conceitos de deveres e direitos, surge a preguiça de estudar e acabam não indo muito bem na escola.

 

O que fazer?

 

Se você é pai ou mãe e identificou algum desses sinais ou outro, o ideal é procurar ajuda especializada. Quanto mais precoce é o diagnóstico, melhor é a resposta da intervenção, é preciso identificar a causa e procurar resolvê-la. A fase escolar é um dos períodos mais marcantes na vida de uma criança, por isso, precisamos estar atentos aos seus comportamentos e oferecer recursos que possam ser utilizados para que elas superem as dificuldades, principalmente quando o problema está mais ligado ao gerenciamento das emoções do que a alguma causa orgânica.